PARCEIROS

PARCEIROS

UMA TROPA DE ELITE DE VAQUEJADA QUE VOCÊ RESPEITA !!!

UMA TROPA DE ELITE DE VAQUEJADA QUE VOCÊ RESPEITA !!!

E A TRADIÇÃO CONTINUA ... A MELHOR DE TODAS !!!

E A TRADIÇÃO CONTINUA ... A MELHOR DE TODAS !!!

terça-feira, 20 de junho de 2017

José Aluísio, o escultor dos troféus do Prêmio Melhores do Ano

                                        PURA ARTE
José Aluísio da Silva, 45 anos, orgulha-se de ser artista plástico e viver como escultor fazendo belas peças e embelezando a vida de muita gente. Ele começou ainda muito cedo, em Campina Grande-PB,  auxiliando o professor Labas Guimarães, grande artista campinense conhecido mundialmente pelas suas esculturas e seu estilo único de produção.
Quando Aluísio resolveu colocar sua própria área de produção em casa, só produzia escultura priorizando a figura humana, depois foram aparecendo outras encomendas até que um dia, baseado nas peças de barro do Mestre Vitalino, artista popular de Caruaru-PE, ele criou uma dupla de vaqueiros correndo atrás de um boi. A peça ficou perfeita e ao perceber o talento de Aluísio, Ivandro Filho, promotor de vaquejada no Parque Ivandro Cunha Lima em Campina Grande encomendou os troféus para seu evento. “Ele não fez um troféu produziu uma obra de arte, uma coisa diferente fugindo das peças industrializadas e muitas vezes copiadas foi uma coisa bem artesanal, ”  lembra Ivandro Filho.
Há dez anos quando foi procurado por Fábio Leal, diretor do Portal Vaquejada, que promove o Prêmio Melhores do Ano, Aluísio deparou-se com o desafio de produzir o mais cobiçado troféu do esporte equestre nordestino. Ele não fugiu da raia e junto com Arnaldo Dias, diretor de arte da Agência de Publicidade Multformas, criaram a primeira versão da peça que foi uma esfera com a logomarca do Portal Vaquejada estampada. Foi um sucesso!
Depois eles mantiveram a essência da ideia e continuaram evoluindo a cada ano, sempre acrescentando detalhes sem fugir do conceito principal que é dar o glamour que o evento exige através do troféu, instigando sempre o desejo dos competidores em botar as mãos na peça nobre e levar para estante de casa um símbolo de conquista. “Quando vai chegando ao fim do ano eu já recebo aquela descarga de provocação e fico pensando no que a gente pode melhorar e inovar no Troféu do MDA” diz Aluísio.
Com o tempo surgiu, além do Ranking dos Vaqueiros, o Campeonato Portal Vaquejada, pontuando os animais, e com ele a necessidade de mais um troféu. Foi aí que Arnaldo e Aluísio criaram a figura de um cavalo numa base luxuosa. Este ano a grande novidade foi o troféu da Vaquejada Portal, que assim como os outros ficou um primor. “Procuramos fazer uma coisa especial sem deixar de usar o tripé principal cavalo, boi e vaqueiro, mas misturando objetos rústicos como madeira, metal, rezina e tintas próximas do couro, ” garante Aluísio.
Depois de colocar na rua o troféu do Prêmio Melhores do Ano, Aluísio começou a receber encomendas de diversos lugares do Brasil para produzir, além de peças para vaquejada, outros troféus de exposições agropecuárias e outras provas como Três Tambores e Rodeios. Para edição 2016 do MDA, o escultor produziu 180 peças tudo de forma artesanal com a ajuda de seu sobrinho que já está com ele há oito anos. O preço de cada peça, dependendo da complexidade e da quantidade, varia em torno de R$ 80,00 a R$ 120,00.
CONTATO: 83 98634-3359
Foto: Renan Leoncio            

Sem comentários: