PARCEIROS

PARCEIROS

I CIRCUITO ALISSON TAVEIRA DE VAQUEJADA

I CIRCUITO ALISSON TAVEIRA DE VAQUEJADA

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Nordeste tem o maior plantel de cavalos quarto de milha do Brasil

rdi 4.jpg



A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), divulgou dados que revelam que o Nordeste tem o segundo maior plantel da raça no país. 

Dos 567 mil cavalos registrados no Brasil, 127 mil estão no Nordeste, o que representa 22% do volume nacional. A região também reúne 26 mil proprietários e 14 mil criadores. O plantel nordestino, fica atrás apenas dos números do Sudeste, onde temos  259 mil exemplares da raça.
Não restam dúvidas, que a raça quarto de milha é a preferida dos vaqueiros. Versatilidade, inteligência, docilidade e velocidade do QM são favoráveis à prática da vaquejada. O esporte segue sendo o mais popular do Nordeste, onde se concentram o maior número de cavalos.

A vaquejada  é patrimônio cultural e imaterial do Brasil por lei.  Uma prática que se iniciou no sertão nordestino, a partir das pegas de boi no mato. Mas que ganhou as cidades, e hoje carrega além da importância cultural, uma grande força no meio esportivo e na economia da região.
A ABVAQ, Associação Brasileira de Vaquejada, estima que 700 mil famílias dependam direta e indiretamente da vaquejada no Nordeste. Aproximadamente, são 3 milhões de adeptos, que se espalham em cerca de 4 mil provas oficiais e oficializadas que acontecem por ano, nos Estados do Nordeste e de outras regiōes do Brasil. Um esporte forte que movimenta milhōes de reais, em várias áreas, especialmente no mercado de cavalos.

Sem comentários: